Capa >> Games >> Indústria >> Acionistas põem a Nintendo na parede e querem o fim da exclusividade
Seja +1 e curta o NoReset no Google Plus!
img20110316154603-MARIO-TSUNAMI

Acionistas põem a Nintendo na parede e querem o fim da exclusividade


O site de economia, Bloomberg, informou que os investidores estão pressionando a Nintendo para que ela desenvolva jogos para outros sitemas, como o iOS, da Apple, e em plataformas móveis. Ou seja: a exigência é que a Nintendo quebre a exclusividade, marca que a empresa mantém há anos, porque os jogos só são desenvolvidos para os sistemas nos quais a própria companhia desenvolve.

Porém, com o desempenho fraco do portátil Nintendo 3DS e do Wii, os investidores acham que a empresa tem mudar drasticamente o modelo de gestão. começando a disponibilizar as suas séries para os aparelhos e consoles mais vendidos do mercado.

O argumento dos investidores está no crescimento das ações da Big N quando houve um anúncio de que a companhia japonesa de videogames faria um jogo, Pokémon, baseado no sistema iOS. Este jogo seria o abre portas para que outras séries seguissem o mesmo caminho.

Opositor de peso – Porém, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, está firme na sua posição e está enfrentando os acionistas contra a ideia deles. Enquanto ele estiver a frente da Big N, os jogos estarão presentes apenas nos consoles da própria Nintendo.

Análise – Essa situação é uma faca de dois gumes. Pois, o exemplo mais próximo que já aconteceu foi o da Sega, que foi uma das maiores fabricantes de consoles e de jogos do mundo, teve que rasgar a bandeira da exclusividade perante a sua sobrevivência, porque o Dreamcast, apesar de fazer sucesso, não tapou os buracos nos quais a Sega tinha se jogado e ao mesmo tempo a Sony estava agressiva com o seu forte PlayStation 2. No foco administrativo foi preciso, porém, isso custou caro para a companhia.

Não no sentido de que a empresa faliu, sim, ela foi salva, foi comprada em 2004 pela Sammy Holdings, seguiu sendo uma produtora de jogos, uma das maiores, até aí tudo bem, um respiro. Mas, essa mudança nos rumos administrativos da companhia deu a perda de prestígio no mercado e virou apenas mais uma produtora de jogos para os grandes players do mercado de games, que são no caso a Sony, Microsoft e por enquanto a Nintendo.

Caso Satoru Iwata saia da Nintendo, e um dia isso vai acontecer, e os acionistas resolvem fazer como aconteceu com a Sega, a empresa pode repetir o mesmo caminho da sua ex-rival na ‘Batalha dos 8 e 16-bits’.

A companhia terá o fardo de ser apenas uma softhouse, com prestígio reduzido e fora do mercado de consoles, que com certeza dá algum rendimento para a companhia, mesmo com esse momento de crise no qual a companhia passa.

A ficha da empresa para que ela não siga o ‘fim da Sega’ é: uma virada de mesa com o lançamento do Wii U, e claro, como ela já havia anunciado na E3, a conquista de jogadores hardcore para a Nintendo, que antes era a primeira a levantar a bandeira do politicamente correto e que não pode ter sangue, violência e pornografa nos consoles da companhia. Pode ser que o console-tablet seja a última esperança para que não vejamos jogos como Super Mario e Zelda em consoles como PlayStation 3 ou 4 ou um Xbox 360 da vida.

Curta o NoReset no Facebook!

Sobre Cido Coelho

Jornalista, radialista e sociólogo. Mora em São Paulo, no Brasil. Trabalhou portal estadao.com.br, do jornal O Estado de S. Paulo e na editoria de Esportes do portal Terra. Amante da tecnologia e dos games é o criador do NoReset. É responsável pela edição, reportagem e administração do Site, Twitter, e Facebook do NoReset. Gosta de games de aventura, luta, de se reunir e dar risada, beber com os amigos e contar piadas sem graça. E é claro, gosta de falar sobre coisas geeks. Email: coelho@noreset.net e noreset@noreset.net.

Aproveite e leia também >>

Last-Of-Us

The Last of Us Remasterizado custará R$ 149

Anúncio foi feito pela Sony. Lançamento será em 8 de agosto.

11 comentários

  1. Só digo uma coisa:

    Se a Nintendo lançasse uma versão de Pokémon para iOS, a Apple teria que mandar aviões entupidos de grana (e somente grana) para ela.

  2. hahaha
    a nintendo nao e burra de fazer isso
    so faria se depois disso estivesse disposta a fechar ou ser comprada por microsoft/sony

    os jogos da nintendo sao sua salvacao em todos os seus lançamentos ate hoje. Eu por exemplo,acompanho a nintendo ha muito. Snes, gamecube, wii, ds , 3ds, gameboy
    sempre procurando pelas mesmas franquias: mario, zelda, dk e metroid
    seria bom para os jogadores que poderiam optar por sistemas melhores para jogar os jogos dela, mas temo que o prejuizo seria tao grande que a nintendo nao fosse mais capaz de seguir com as franquias com tanta qualidade. Ja vimos como foi com a SEGA, qual o jogo pos fim do megadrive do sonic que fez sucesso?

    • A Nintendo passa por um grande dilema. Pois a grana tá ficando curta. E os acionistas estão pressionando. O Iwata enquanto estiver lá pode ser que a empresa segure a exclusividade, mas depois que ele sair, a Nintendo corre o risco de se rebaixar para se tornar uma softhouse apenas. A imagem dela vai ficar desgastada e essa atitude pode dar um efeito inverso. Como aconteceu com a Sega. Ela viraria mais uma produtora. A esperança deles é o Wii U. Vamos ver, tomara que os acionistas mudem de ideia… =)

  3. A Nintendo deve lançar Mario e cia. para Ipad e cia. Mas somente para eles, talvez isso salve a empresa de um futuro que está se tornando cada vez mais proximo, se o wii u falhar, e que não falhe, a nintendo ja era.

  4. Eu sinceramente acho que vocês fazem tempestade em copo d’água. A Big N acabou de sair de um tempo de vacas extremamente gordas: quase 90 milhões de Wii vendidos contra 52 do PS3 e 55 do 360, sem contar o DS que vendeu quase 150 milhões de unidades contra 70 do PSP… isso é “só” mais que o dobro. A Nintendo tem folga pra fazer uma manobra arriscada como fez com o 3DS.

    E só lembrando que ninguém apostava no DS, até chegaram a declarar que vendessem os seus porque o sistema estava falido… e agora é só o console mais vendido da história. (sim, PS2 ficou para trás)

    Então relaxem e gozem porque a Nintendo não é marujo de primeira viagem nesse mercado.

  5. Mario, Zelda, Pokemon e tantos outros liberados para microsoft e sony? isso é pior q um tiro no pé, ja joguei snes, tenho um n64, game cube, nintendo ds, wii, e agora comprei um nintendo 3ds, sabe porque? justamente pela exclusividade da nintendo, a “diversão”, ñ é esse o diferencal da nintendo? oque a mantem na disputa com os concorrentes? Enquanto a nintendo é focada no mercado dos games a sony e a microsoft tem seus outros segmentos, oq a diferencia delas é a exclusividade. Já joguei muito ps3 e xbox360 na casa de amigo meu, mais sempre pedem pra q eu leve o wii e na maior parte acabamos jogando nele e nos ds’s, concordo em muita coisa errada no wii e torço pra tudo e mais ainda ser corrigido com o wiiu. Sim sou fã de nintendo, mais ñ dispenso a sony nem a microsoft, um mercado movido pela concorrência entre essas empresas é fundamental pra que tenhamos melhores jogos em nossos consoles. Satoru Iwata = Foda!

  6. A Big N já sobreviveu sem ser líder do mercado com o N64 e GameCube, mesmo que ela não seja líder na geração do Wii U, depois ela vai dar um jeito, ela sempre dá um jeito…

  7. Dificilemnte isso irá acontecer….eu acho difícil a Nintendo deixar de lançar um hardware….tanto de mesa como portátil…Isso é abobrinhas de empresários que sós abem criticr…quando a nintendo vendia seu Wii e DS como agua, esses acionistas deveriam estar sorrindo com o dinheiro que ganhavam..e agora que a nintendo está em tempo de transição para um novo console..eles largam isso…é só o Wii-U se tornar um sucesso, que eles baixam a bolinha..Mas reconheço que a nintendo fez M*** com o lançamento do 3DS(que eu tenho e é baita de um console)…Espero que com a diminuição dos preços do 3DS, aumente as vendas….

  8. Isso é ridículo! A Nintendo ainda tem a liderança de vendas com o Wii e com o Ds. As vendas cairam, é verdade, mas ela não se deu tão bem com o N-64 e com o G-Cube e ainda continuou firme e forte. Deve ter algum cara da Sony e/ou Microsort infiltrado lá na Big-N para fazer essa zuada toda.

%d blogueiros gostam disto: