Capa >> Games >> Consoles >> [Análise] O PlayStation 4 transita para a nuvem
Seja +1 e curta o NoReset no Google Plus!
ps4logo

[Análise] O PlayStation 4 transita para a nuvem

Após muita especulação, no final da quarta-feira (20), o console PlayStation 4 (PS4) finalmente foi confirmado em um evento da Sony para a imprensa em Nova Iorque.

O controle DualShock 4 foi apresentado com um novo design, novas funções e voltado para a nova rede social do console que foi desenvolvido dentro da PlayStation Network (PSN). O sistema Gaikai estará integrado ao novo console, permitindo que o jogador usufrua um jogo mesmo durante uma partida. Pois, o download será mais ágil. O Gaikai deve prever as compras futuras jogador, assim, quando o jogo for baixado, ele estará praticamente pronto para ser jogado.

Dez demonstrações de jogos foram apresentadas. As produtoras garantiram que os gráficos foram produzidos em tempo real, devido ao poderoso GPU e a um processador gráfico com chip de oito núcleos que foi desenvolvido pela empresa japonesa, facilitando a produção de jogos pelos desenvolvedores. Para o alivio deles, o Cell foi abandonado para a nova geração, pois, para se criar um jogo no PS3 é mais difícil devido a arquitetura do console, que é menos amigável.

Além disso, o sensor por movimentos, PlayStation 4 Eye, ficou maior, lembra o Kinect, da concorrente Microsoft Xbox 360, ganhou uma segunda câmera com lentes de grande angular que prometem mais precisão na interação entre o jogador e o console.

Saldo final

A palavra chave do PS4 é streaming – a transmissão via internet. A Sony quer aumentar interação entre os donos do PlayStation, deixando o console mais social. O console será muito além de um videogame, será uma central de multimídia. Fazendo um exercício de futurologia, o PS4 pode ser a transição do console hardware, a parte física, para a parte na nuvem.

Ou seja, a próxima geração pode ser apenas um set-up box que fará a conexão do usuário com a rede servidores que será o verdadeiro console. Algo como o ‘console do mundo’, para todo mundo. Tudo estará lá. O PS4 empurra o mercado de games para esse futuro.  .

Com o Gaikai, a aposta na nuvem será grande. O sistema terá os jogos de toda a família PlayStation. O jogador que tiver uma internet muito boa, como não é o caso do Brasil, terá a possibilidade de acessar jogos clássicos, com um preço um pouco menor e ao mesmo tempo poder jogar com os amigos, interagir, ver um filme, enfim, a tendência do entretenimento digital está no mundo plenamente virtual. Num futuro mais distante, emissoras de televisão podem gerar conteúdos específicos para os consoles e até mesmo fazer transmissões esportivas.

Ainda há questões que devem ser respondidas na E3: o formato do console, a resolução será 4k mesmo (Ultra HD)? Como será a biblioteca de jogos? O bloqueio de jogos usados e a compatibilidade dos jogos de PS3, afinal, muito pouco foi falado, com poucas informações.

Dentro de 10 anos, talvez menos, o cloud computing estará mais aperfeiçoado e seguro, então podemos dizer que tudo será na nuvem. E quem sabe o futuro PlayStation 5 será apenas um DualShock, onde você aperta o botão PS e lá na tela você terá acesso a um ‘mundo de possiblidades’, jogos, filmes, comunicação e interação. O caminho do entretenimento digital é cada vez mais próximo e promissor.

 

 

LEIA TAMBÉM:

Leia aqui tudo sobre o console PlayStation 4
[ZeroQuatroMídia] Debate sobre o anúncio do PlayStation 4
Conheça as especificações do PS4, DualShock 4 e PlayStation 4 Eye
[REPLAY] Assista a integra da PlayStation Meeting 2013
[Vídeos] Assista aos trailers dos primeiros jogos para PlayStation 4
Veja as fotos do DualShock 4 e PlayStation 4 Eye

 

Curta o NoReset no Facebook!

Sobre Cido Coelho

Jornalista, radialista e sociólogo. Mora em São Paulo, no Brasil. Trabalhou portal estadao.com.br, do jornal O Estado de S. Paulo e na editoria de Esportes do portal Terra. Amante da tecnologia e dos games é o criador do NoReset. É responsável pela edição, reportagem e administração do Site, Twitter, e Facebook do NoReset. Gosta de games de aventura, luta, de se reunir e dar risada, beber com os amigos e contar piadas sem graça. E é claro, gosta de falar sobre coisas geeks. Email: coelho@noreset.net e noreset@noreset.net.

Aproveite e leia também >>

Beer Drops 7

Beer Drops #7: Star Wars, Skyrim, Marvel Puzzle Quest e mais coisas

Sejam todos muito bem vindos a mais um Beer Drops! E no episódio de hoje, ...

%d blogueiros gostam disto: