Capa >> Games >> Consoles >> Leia aqui tudo sobre o console PlayStation 4
Seja +1 e curta o NoReset no Google Plus!
8492670863_9fa3fbfda7_o

Leia aqui tudo sobre o console PlayStation 4

ps4ds4_2

Enfim, o PlayStation 4 foi revelado para a imprensa na noite de quarta-feira, 20, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Em um clima de apresentação do jeito Apple, a Sony não demorou e tão pouco enrolou. Anunciou a quarta geração do console PlayStation.

O videogame é um super PC. Tem gráficos super potentes, velocidade, bom processamento gráfico, muitos recursos interativos, mais simples para os jogadores e um sistema que agradou todas as produtoras. Ou seja, é fácil de fazer jogos. O grande destaque é que o PS4 é bem integrado com a nuvem, por meio da rede PlayStation Network (PSN). A arquitetura do novo console tem um chip customizado, com oito núcleos x86-64 com um processador gráfico de última geração.

A nova Unidade de Processamento Gráfico (GPU) promete melhorias em simulações físicas, que proporciona um poder de processamento na faixa de 1.84 Teraflops. Sendo assim, os jogos não terão dificuldades nas tarefas gráficas, de similação e até mesmo na combinação das duas atividades.

O novo PlayStation tem 8 GB de memória unificada, para facilitar a criação de jogos, ampliando a riqueza de conteúdo que pode ser alcançado na plataforma. O GDDR5 é usado para esta memória, que dá ao sistema uma velocidade de 176 GB por segundo de largura de banda, dando estímulo ao desempenho gráfico. Assim, o console terá jogos mais detalhados, com alta fidelidade, enfim um game bonito de se ver e jogar, sem travar.

VEJA AS ESPECIFICAÇÕES DO PLAYSTATION 4

Processador principal Processador customizado com chip únicoCPU :  x86-64 AMD “Jaguar” de baixo consumo,  8 núcleosGPU : 1.84 TFLOPS,  mecanismo gráfico de próxima geração AMD Radeon™ Graphics
Memória GDDR5 8 GB
Disco rígido Embutido
Unidade óptica(apenas de leitura) BD 6xCAVDVD 8xCAV
I/O Super-Speed USB (USB 3.0) AUX
Comunicação Ethernet (10BASE-T, 100BASE-TX, 1000BASE-T)IEEE 802.11 b/g/nBluetooth® 2.1 (EDR)
Saída de AV HDMISaída de AV analógicaSaída digital (óptica)

Interação

A Sony aposta na interação. O botão Share (Compartilhar) foi adicionado no novo controle do PS4, o DualShock 4. Os jogadores poderão compartilhar seus progressos, gravando vídeos dos jogos, nas redes sociais e na própria PlayStation Network, que foi reformada após a aquisição da empresa de streaming Gaikai por quase 400 milhões de dólares.

Agora, os jogadores poderão apertar o Share e os últimos minutos da partida pode ser marcado e registrado e depois, continua o jogo normalmente. Já o botão Options mata de uma vez a função dos botões Start e Select.

O serviço de streaming ao vivo via internet Ustream fechou parceria com a Sony, com isso, o console ganhou uma nova funcionalidade. Os gamers poderão ‘transmitir suas jogatinas’ e os amigos poderão comentar a partida e até mesmo ajudá-lo, dando dicas em uma fase difícil do game. Os amigos ainda podem oferecer poções ou armas especiais, quando o jogador precisar delas durante a partida.

As contas da Sony Entertaiment Network podem ser vinculadas ao Facebook. E claro, a rede social de amizades ficará maior, assim, se o jogador quiser. Caso os amigos tenham os mesmos jogos, eles poderão jogar de forma cooperativa, ou via cross-game chat.

Vita vira controle-tablet; Tablets, smartphones poderão virar controles

O portátil PlayStation Vita, smartphones e tablets podem ter a função de segunda tela no PS4. O console terá o recurso Remote Play (jogo remoto) e o PS4 transforma o portátil em um dispositivo do console. Os donos de PS Vita poderão jogar títulos de PS4 em seus portáteis. Os controles do portátil não terão problemas de compatibilidade e a conexão acontecerá via sistema Wi-Fi. A Sony espera que a maioria dos jogos do PlayStation 4 sejam compatíveis com o Vita.

ds4ps4

Ligar e jogar: um sonho real

O console PS4 realiza o sonho de muita gente. Ligar o console e continuar a partida sem ter que ir aos menus, colocar o disco, esperar o carregamento. Isso é possível pelo ‘modo de suspensão’, onde o sistema fica em modo de baixo consumo de energia e ao mesmo tempo mantém a sessão do jogo.

A promessa é que os jogos sejam baixados ou atualizados mesmo no modo Standby e enquanto isso, os jogos possam ser jogados durante o download. Além disso, o console poderá prever o que você vai comprar e já vai providenciando o download. Assim que o gamer fizer a compra, o jogo estará pronto para ser jogado.

Gaikai: teste o game antes de comprar

A tecnologia da Gaikai permitirá o jogador jogar parte do game real e se o jogo interessar ele paga e terá o jogo completo. A Sony está criando uma biblioteca de jogos da família PlayStation. Apenas o PS3 tem mais de 3 mil jogos e todos poderão estar à disposição do PS4.

DualShock 4

O tradicional controle do PlayStation foi redesenhado. O novo DualShock promete melhores experiências de jogos. Ele incorpora um novo e altamente sensível sensor de seis eixos, assim como um touch pad localizado na parte superior do controle, oferecendo formas completamente novas de jogar e interagir com os games.

O DualShock 4 apresenta uma barra luminosa na parte superior do controle com três lampadas LEDs que acendem em várias cores, como a bola do controle PlayStation Move. A barra luminosa fica com as mesmas cores dos personagens em um game para oferecer um modo mais simples e amigável de identificar os jogadores, mesmo quando eles estiverem jogando lado a lado. A barra luminosa também muda de padrão durante o jogo para fornecer informações aos jogadores, como quando um personagem está em situação crítica de saúde ou foi seriamente ferido.

O novo controle terá um alto-falante embutido e conector para fone de ouvido ou headset. Um headset mono acompanhará o PS4, os jogadores também poderão bater papo com amigos que estão jogando on-line e ao mesmo tempo ouvir os efeitos sonoros do controle em suas mãos. O novo controle poderá ser carregado enquanto o console está no modo Standby e também pode ser carregado por carregadores de smartphone via USB.

ps4ds4_1

VEJA AS ESPECIFICAÇÕES DO DUALSHOCK 4

Dimensões externas Aprox. 162mm x 52mm x 98mm (largura x altura x profundidade)
(provisório, exclui as maiores saliências)
Peso Aprox. 210g (provisório)
Teclas / Chaves Botão PS, botão SHARE, botão OPTIONS,
botões direcionais (Pra cima/Pra baixo/Esquerda/Direita), botões de ação (Triângulo, Círculo, Cruz, Quadrado),
R1/L1/R2/L2/R3/L3, stick direito, stick esquerdo, botão do
Touch Pad
Touch Pad Touch Pad de 2 pontos, mecanismo de clique, tipo capacitivo
Sensor de movimento Sistema sensor de movimento de seis eixos (giroscópio de três eixos, acelerômetro de três eixos)
Outros recursos Barra luminosa, Vibração, Alto-falante mono embutido
Portas USB (Micro B), Porta de extensão, conector para headset estéreo
Comunicação sem fio Bluetooth® Ver2.1+EDR
Bateria Tipo Bateria recarregável de íon de lítio embutida
Voltagem DC 3,7V (provisório)
Capacidade 1000 mAh (provisório)

 

 

PlayStation 4 Eye: o Kinect da Sony?

pseye4

As duas câmeras do novo periférico tem lentes grande-angulares de alta sensibilidade com ângulo de visão diagonal de 85 graus, que podem reconhecer a profundidade espacial com precisão.

Assim a PlayStation Eye destaca a imagem do jogador em relação ao fundo ou perceba a posição dos jogadores na frente ou atrás para melhor aproveitar os games. Os quatro microfones incorporados também são capazes de uma detecção de som e uma determinação de origem precisa. Além disso, os usuários poderão fazer login no PS4 com reconhecimento de rosto e podem usar os movimentos do próprio corpo ou vozes para usufruir os games de modo mais intuitivo.

A câmera também detecta a cor da barra luminosa do novo DualShock para avaliar as posições de vários jogadores e colocar os personagens nas mesmas posições ou permitir que um personagem fale com um jogador em particular, possibilitando que os jogadores aproveitem os games de uma nova maneira. A câmera também suporta o controle de movimento PlayStation Move. Ela detecta o movimento do PS Move com mais precisão e reflete os movimentos dos jogadores durante o game, de forma mais precisa.

pseye3big3

VEJA AS ESPECIFICAÇÕES DO PLAYSTATION 4 EYE

Dimensões externas Aprox. 186mm x 27mm x 27mm (largura x altura x profundidade)
(provisório)
Peso Aprox. 183g (provisório)
Pixel de vídeo (Máximo) 1280 x 800 pixel x 2
Taxa de quadros de vídeo 1280×800 pixel @ 60fps
640×400 pixel @ 120fps
320×192 pixel @ 240fps
Formato de vídeo RAW, YUV (não comprimido)
Lente Lente Dual, Valor F/F2.0 com foco fixo
Alcance de captura 30cm??
Campo de visão 85°
Microfone Array de microfone de 4 canais
Tipo de conexão Conector PS4 dedicado (conector AUX)
Comprimento do cabo Aprox. 2m (provisório)

 

pseye3big2

 

CONFIRA A LISTA DE PUBLISHERS E DESENVOLVEDORES QUE ESTARÃO COM A SONY NO PS4:

JAPÃO (45 EMPRESAS)

image008image009
ÁSIA (4 EMPRESAS)


image011

 

AMÉRICA DO NORTE (47 EMPRESAS)

image026 image030
EUROPA (53 EMPRESAS)

 

image037image036

 

ASSISTA AO VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DO PS4

 

 

LEIA TAMBÉM:

[Análise] O PlayStation 4 transita para a nuvem
[ZeroQuatroMídia] Debate sobre o anúncio do PlayStation 4
Veja as fotos do DualShock 4 e PlayStation 4 Eye
[REPLAY] Assista a integra da PlayStation Meeting 2013
[Vídeos] Assista aos trailers dos primeiros jogos para PlayStation 4

 

 

Curta o NoReset no Facebook!

Sobre Cido Coelho

Jornalista, radialista e sociólogo. Mora em São Paulo, no Brasil. Trabalhou portal estadao.com.br, do jornal O Estado de S. Paulo e na editoria de Esportes do portal Terra. Amante da tecnologia e dos games é o criador do NoReset. É responsável pela edição, reportagem e administração do Site, Twitter, e Facebook do NoReset. Gosta de games de aventura, luta, de se reunir e dar risada, beber com os amigos e contar piadas sem graça. E é claro, gosta de falar sobre coisas geeks. Email: coelho@noreset.net e noreset@noreset.net.

Aproveite e leia também >>

Beer Drops 7

Beer Drops #7: Star Wars, Skyrim, Marvel Puzzle Quest e mais coisas

Sejam todos muito bem vindos a mais um Beer Drops! E no episódio de hoje, ...

2 comentários

  1. Para falar a verdade, se essas imagens do vídeo forem realmente de jogos desenvolvidos para PS4, sinceramente, não me impressionaram nem um pouco. Na realidade, fiquei decepcionado. Não parece diferente do PS3 em nada. Eu esperava algo tão perfeito, que parecesse real. Parece que nao passa de um golpe de marketing.O PS4, deveria superar, de longe, as mais modernas placas de vídeo já feitas até agora. Deveria ser um marco, na tecnologia de processamento e realismo gráficos, mas não parece ser melhor que um pc bem equipado. Será que nós já alcançamos o máximo em processamento e rederização de gráficos 3d e ão temos mais para ond ir? Espero que não, pois se for assim, vo começar aperder todo o mu interesse nessa área. Precisamos voluir sempre, mas parece, que o PS4, só evoluiu na tecnlogia de seus periféricos, e aumentou seu desempenho, colocando mais memória e um processador melhor. Eu esperava algo inovador, esperaa incusive que viessem com uma surpreendente nova versão do Directx, um Directx12, por exemplo. Eu esperava me sentir assistindo um filme enqunto jogasse um game no PS4, mas pelo visto, parece qe este dia ainda tarda a chegar…

  2. Não entendi essa do processador… afinal é x86, ou x64?

%d blogueiros gostam disto: