Capa >> Análise e opinião >> [#PROTESTOSP] Uma hora a ficha vai cair
Seja +1 e curta o NoReset no Google Plus!
20130617-162838.jpg

[#PROTESTOSP] Uma hora a ficha vai cair

DESTA VEZ ABRO ESPAÇO SOBRE O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM SAO PAULO E NO BRASIL, ONDE SERIA RIDÍCULO IGNORAR O QUE ESTÁ ACONTECENDO PELAS RUAS DA MINHA CIDADE. ONDE ESTE REFLEXO BATE POR TODO O PAÍS E ATÉ PELO MUNDO. LEIAM E REPENSEM SOBRE COMO ESTÁ SUA VIDA, SERÁ QUE SEUS DIREITOS ESTÃO SENDO GARANTIDOS? NÃO CHEGOU O MOMENTO DE LUTAR PELO QUE ACREDITA POR UM PAÍS MELHOR? OU ESTÁ TUDO BEM E A VIDA PODE SEGUIR EM FRENTE?

Cido Coelho – Jornalista, gamer, geek, cientista social e alguém que quer um mundo melhor

——

Como foi dito inúmeras vezes, estamos vivendo um momento único. O protesto não é apenas pelo custo da tarifa. Tenho conversado nos locais quais frequento com amigos, colegas, pessoas, ouvido várias opiniões, das mais exaltadas como — vamos derrubar o sistema — outras como — é tudo vagabundo que atrapalha a sociedade.

Mas pare um pouco e pense. Que sociedade é essa que estamos defendendo. Vivemos a cada dia mais pressionados por resultados, estamos trabalhando feito máquinas e muita gente ganha pouco para garantir o mínimo de sobrevivência. Estamos ficando doentes.

A vida as pessoas estão sendo consumidas pelo ambiente de concreto, o som irritante das buzinas dos carros, gente que é transportada feito gado em ônibus que oferece o mínimo do serviço que deveria oferecer. O tempo perdido no transito — tempo esse que podia ser usado para a simples vivência de um humano qualquer. Com amigos, família, namorada, filhos e outras distrações.

O Estado tem a função primordial de servir ao povo, que por sua vez o sustenta por meio de impostos. E isso não acontece. Quem chega ao poder resolve parasitar o sistema, esquece que sua função é de servir, ser um servidor, como bem diz o nome ‘servidor público’, representando aqueles que por voto de confiança depositado na urna faça aquilo que tenha que ser feito. Melhorias no serviço público.

Não é isso que ocorre. Estava instalado no país uma cultura do senso comum onde a mídia, que algumas vezes é criticada por sua postura, também ventila vários casos de corrupção e parece que nada atinge os corruptores.

Agora, o brasileiro esta acordando para a realidade. Os protestos estão acontecendo à luz da Copa do Mundo porque é o momento ideal onde o mundo está com os olhos voltados para o País. Engana-se que a crítica, e até mesmo as vaias, acontecem por causa do partido político de situação ou de oposição. A vaia é geral.

Em troca, o Estado usa maquiavelicamente o poder da força para recuperar o respeito, impor uma ordem que ninguém mais aguenta. Há casos de violência tanto por parte da policia quanto por parte dos manifestantes, destes um micro cosmo que quer apenas tumultuar a situação causar uma revolução pelo caminho não pacifico.

O que não pode acontecer é o Estado ferir as pessoas, massacrar, atacar gente de bem que está vivendo suas vidas. Prender e agredir jornalistas — de qualquer mídia ou empresa — sem eles, muita coisa passaria batido na pauta da sociedade. E o artigo 5º da Constituição Federal de 1988 permite a liberdade de expressão e opinião. Houve um descumprimento da lei por parte do Estado sem justificativa plausível.

A força usada pelo Estado virou-se contra ela. A boa parte da população está ganhando consciência politica para questionar o que está errado e o que precisa ser corrigido, por meio até de mudanças radicais. A história do País mostra que muita coisa mudou a partir de eventos como estes que aconteceram, bem como esta para acontecer na segunda, com apoio internacional aos protestos.

Os problemas devem ser resolvidos na base da mudança. Bem que me contaram ontem — ‘a crise é sinal de mudança’. Dilemas existem para que sejam necessários no próximo passo.

Curta o NoReset no Facebook!

Sobre Cido Coelho

Jornalista, radialista e sociólogo. Mora em São Paulo, no Brasil. Trabalhou portal estadao.com.br, do jornal O Estado de S. Paulo e na editoria de Esportes do portal Terra. Amante da tecnologia e dos games é o criador do NoReset. É responsável pela edição, reportagem e administração do Site, Twitter, e Facebook do NoReset. Gosta de games de aventura, luta, de se reunir e dar risada, beber com os amigos e contar piadas sem graça. E é claro, gosta de falar sobre coisas geeks. Email: coelho@noreset.net e noreset@noreset.net.

Aproveite e leia também >>

braid

Braid – Quebra-cabeças, Estrelas e uma Explosão!?

Olá pessoas, hoje é dia de me redimir de um sacrilégio. Ou seja, de voltar ...

%d blogueiros gostam disto: