Capa >> Games >> Consoles >> Morre Ralph Baer, pai do console de videogame (e do Odyssey)
Seja +1 e curta o NoReset no Google Plus!
IMG_5300-0.JPG

Morre Ralph Baer, pai do console de videogame (e do Odyssey)

A família confirmou ao site Gamasutra que o inventor do conceito de console de videogame, o engenheiro alemão, Ralph H. Baer, morreu aos 92 anos no domingo.

Ele inventou o Brown Box entre 1966 e 1968 com o auxílio de Bill Harrison e Bill Ruscj e uma verba de pesquisa de US$ 2,5 mil, 40 transistores e 40 díodos e depois vendeu o conceito para a empresa Magnavox e juntos, em 1972, lançaram o Odyssey. Além do console ele desenvolveu o primeiro periférico para um videogame, a pistola de luz, que fazia parte do jogo Shooting Gallery.

O Odyssey recebeu 27 títulos, distribuídos, como Tennis, Sky e Wipeout, em 12 cartuchos. Com isso, as vendas alcançaram a marca de 330 mil consoles vendidos. Durante sua carreira como cientista e inventor, desenvolveu mais de 150 produtos, que foram patenteados nos Estados Unidos.

IMG_5299-0.JPG

Baer também inventou o jogo Simon ou Genius, no Brasil, que ficou popular nos anos 80 por aqui. O sucesso do Odyssey inspirou concorrentes, como Nolam Bushnell, que criou a sua empresa de videogames, a Atari além de outras empresas.

O inventor também recebeu prêmios do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), da Game Developers Conference como pioneiro, em 2008 e recebeu do presidente dos EUA, George W. Bush a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação.

O que engenheiro alemão deu o pontapé para o desenvolvimento da indústria de games. Ele deixa três filhos.

Curta o NoReset no Facebook!

Sobre Cido Coelho

Jornalista, radialista e sociólogo. Mora em São Paulo, no Brasil. Trabalhou portal estadao.com.br, do jornal O Estado de S. Paulo e na editoria de Esportes do portal Terra. Amante da tecnologia e dos games é o criador do NoReset. É responsável pela edição, reportagem e administração do Site, Twitter, e Facebook do NoReset. Gosta de games de aventura, luta, de se reunir e dar risada, beber com os amigos e contar piadas sem graça. E é claro, gosta de falar sobre coisas geeks. Email: coelho@noreset.net e noreset@noreset.net.

Aproveite e leia também >>

Last-Of-Us

The Last of Us Remasterizado custará R$ 149

Anúncio foi feito pela Sony. Lançamento será em 8 de agosto.

%d blogueiros gostam disto: